Alimentos ricos em amido

Alimentos ricos em amido

O amido é um polissacarídeo, proveniente dos vegetais para ser uma reserva energética, se assemelhando ao glicogênio nos animais. Ele é encontrado na forma de grãos em sementes, caules e raízes de diversas plantas, como o trigo, a mandioca, o arroz, o feijão e a batata.

O processo de digestão do amido começa logo na boca, onde as enzimas amilase o quebram em carboidratos menores, terminando o processo com as enzimas presentes no suco pancreático. Assim o corpo absorve os carboidratos e os transforma em glicose.

O amido é ainda usado comercialmente no tratamento de varicela, no preparo de colas e gomas utilizadas em lavanderias e fabricação de papéis e tecidos, fabricação de xaropes, adoçantes, heptamido e álcool etílico.


Alimentos ricos em amido normalmente são a base de nossa alimentação, por ser uma excelente fonte não só de carboidratos, mas também de fibras, vitaminas e minerais. Nossas principais refeições devem ser compostas de pelo menos metade de alimentos ricos em amido, variando os tipos, como por exemplo arroz integral e grão de bico. Refeições ricas em raízes, como a mandioca, o inhame e a batata doce, também são ótimas fontes de amido.

Alimentos ricos em amido

Para facilitar sua busca por alimentos ricos em amido, listamos abaixo alguns deles:

Alimento

Grupo

Arroz Cereais
Farelo de trigo Cereais
Farinha de aveia Cereais
Germe de trigo Cereais
Maisena Cereais
Sagu Cereais
Tapioca Cereais
Fígado Carnes
Frango Carnes
Línguiça Carnes
Salame Carnes
Salsicha Carnes
Alface Vegetais
Batata Vegetais
Batata doce Vegetais
Beterraba Vegetais
Milho Vegetais
Massas Outros
Ovos Outros
Pães Outros
Raízes Outros


Comente!


Voltar ao topo ↑