Dieta pós-cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um método eficaz no tratamento da obesidade mórbida e no controle do peso em longo prazo.

Depois de fazer a cirurgia bariátrica, a mudança dos hábitos alimentares é essencial não só para perder peso de maneira saudável, mas também para a manutenção desta perda.

A dieta pós-cirurgia bariátrica serve também para facilitar o pós-operatório, evitando os desconfortos comuns depois de um procedimento cirúrgico.

Alimentação no 1º mês após a cirurgia bariátrica

No primeiro mês pós-cirurgia bariátrica o paciente precisa seguir uma dieta constituída apenas de líquidos não calóricos. O objetivo não é a perda de peso, mas auxiliar no processo de cicatrização do estômago.

A dieta para primeiro mês pós-cirurgia bariátrica deve ser composta por sucos de frutas naturais diluídos e coados, chás claros, água de coco, bebidas isotônicas, leite de vaca desnatado.


Uma orientação muito importante sobre alimentação depois da cirurgia bariátrica que não deve ser deixada de lado, é ingerir 2 litros de líquidos por dia, que devem ser tomados em pequenos goles, de 50 em 50 ml, a cada 20 minutos.

Na quarta semana é permitido consumir gelatina diet, caldos ralos (canja de galinha e cremes de legumes), alimentos cozidos e bem amassados, de preferência na forma de purê e suflê.

Após o 1º mês

Encerrado este período, é possível inserir alimentos sólidos para que o paciente volte a ter uma alimentação “normal”, porém em quantidades reduzidas. O objetivo é treinar o paciente a comer devagar, mastigando bem os alimentos.

Todo o processo de reeducação alimentar e a dieta pós-cirurgia bariátrica devem ser orientados e acompanhados por um nutricionista.


Comente!


Voltar ao topo ↑