Farinhas que ajudam a emagrecer

As farinhas de frutas e legumes desidratados surgiram com a finalidade de baixar a taxa de açúcar no sangue, mas acabaram se destacando também como ótimas aliadas para as dietas. Elas são leves, práticas de preparar e ainda trazem diversos benefícios para nossa saúde, ajudando inclusive a secar as gordurinhas indesejáveis.

As opções de farinhas que ajudam a emagrecer são variadas, elas podem ser feitas com maracujá, banana verde, berinjela, açaí, uva, frutas com cereais e linhaça.

Conheça alguns tipos de farinha que ajudam a emagrecer

Farinha de maracujá: Possui pectina, uma substância que está presente na parte branca da casca da fruta que impede a absorção da gordura presente nos alimentos

Farinha de banana verde: Possui um amido resistente que reduz a carga glicêmica da refeição, evitando o excesso de açúcar no sangue e o aumento da produção de insulina. Colabora para o bom funcionamento do intestino, que facilita também a perda de peso.

Farinha de linhaça: Em forma de farinha, a linhaça se torna mais eficiente que em grão. O ômega 3 presente na semente fica mais acessível e deixa as células menos inflamadas. Sua gordura controla o apetite e tem a função ainda mais eficiente de afinar a cintura.

Farinha de berinjela: É eficaz em combater a fome, tornando mais fácil seguir uma dieta equilibrada e sem sofrimentos.

Farinha de frutas: A farinha feita com frutas e cereais é uma mistura de casca de frutas (uva e maçã) e sementes de linhaça. Essa mistura concentra fibras e o ômega 3, que quando consumidas, aumentam os níveis do hormônio que controla o apetite.

Receita prática de farinha que ajuda a emagrecer

  • Escolha uma fruta ou legume;
  • Lave bem a fruta ou legume escolhido em água corrente;
  • Coloque-os em uma solução com 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos;
  • Enxague e seque-os;
  • Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco;
  • Corte a casca em tirinhas finas, ponha numa assadeira e asse em forno médio (aproximadamente 70°C) por cerca de 4 horas ou até que fiquem sequinhas;
  • Espere esfriar;
  • Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
  • Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

Como consumir

O consumo das farinhas diariamente tem a finalidade de saciar a fome. Como são ricas em fibras, aumentam a sensação de saciedade e com isso, a fome diminui. As farinhas de frutas e legumes também melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a eliminar as toxinas e absorver o açúcar, reduzindo os estoques de gordura do organismo e enxugando até 5 kg em 30 dias.

Para a dieta das farinhas não ficar muito repetitiva, escolha até três sabores diferentes e vá alternando da forma que preferir.

A dose ideal para o consumo da farinha que ajuda a emagrecer é de duas a três colheres de sopa por dia, misturadas em iogurtes, salada de frutas ou até mesmo usada nas receitas de farofa, bolo, pão e panqueca.


Comente!


Voltar ao topo ↑